Financeiro | Entenda o que é a área de Centros de Custo e Unidade de Negócios
Centros de Custo: entenda o que é
Bem, como o nome já diz, é uma área de custos para a igreja. O termo é amplamente conhecido, mas nem sempre é claro, não é?! É uma área dentro da igreja onde se demanda entrada e saída de dinheiro, mas não há lucro.
Nesse artigo, vamos abordar o que é e como aplicar o conceito de centro de custo na gestão financeira da sua igreja de maneira rápida e simples. Na prática, os centros de custo são uma ferramenta muito relevante e que ao mesmo tempo pode ser burocrática quando mal utilizada.
Um exemplo para isso são os departamentos que sua igreja possui como: o ministério infantil, mídia, cantina, escola bíblica, missões e entre outros, além de gerarem entradas para Igreja, também são áreas que demandam custos. Há entrada de receita exclusiva de missões, mas também saída de receita que foram usadas nesses departamentos. E serve também para ajudar o tesoureiro da Igreja a coordenar e calcular todas as despesas e receitas geradas por cada departamento que pertence à Igreja. Não é tão difícil, viu?
Unidade de Negócios: o que é e para o que serve?
Unidade de Negócios é uma área que, obrigatoriamente, gera custo, mas que também gera receita, isto é, lucros. Um bom exemplo seria a livraria da igreja, pois pode ser uma ferramenta para separar a receita e as despesas da livraria. Além de gerar custos na compra de novas remessas de livros, a livraria também estará gerando lucro com suas vendas. De forma resumida, esta área produz e comercializa.
Para nós, aqui da inChurch, acreditamos que adotando esse tipo de método a gestão financeira da igreja é potencializada e as despesas e lucros de cada departamento podem ser administradas de forma eficiente e segura. Dessa forma, estarão contribuindo para um crescimento mais orgânico e um desempenho mais gerenciável.
Saiba mais